Veja as novidades em exames radiológicos para auxiliar neste diagnóstico.
Novidades no auxílio ao diagnóstico de DTM (distúrbios nas articulações têmporo-mandibulares, ATM)
Dr FELICIO S.R. ZAMPIERI
Quem assistiu ao Globo Repórter na ultima sexta-feira recebeu a informação que 15% das pessoas tem algum tipo de distúrbio nas articulações temporo mandibulares ATMs.
Observo que a população em geral já aprendeu que dores irradiadas na região a frente do lóbulo da orelha podem ser “problema de ATM” e curiosamente associam este sintoma a necessidade de procurar um Cirurgião Buco Maxilo Facial
Logicamente estes especialistas em cirurgia, estão preparados para fazer o diagnóstico inicial e verificar se realmente trata-se de DTM. Entretanto, vale ressaltar que não apenas estes, mas todo Cirurgião Dentista, deve estar preparado para faze-lo e ai sim, se for o caso, indicar um especialista.
Na DTM a cirurgia é o ultimo recurso e muitas vezes outros problemas clínicos podem causar dores semelhantes aos de DTM, alguns deles são: terceiros molares inclusos, bruxismo noturno, caries em dentes diferentes, etc…
Após a anamnese e exame clinico, caso o Cirurgião Dentista julgue necessário, alguns exames de imagem podem ajudar bastante na confirmação do diagnóstico e no plano de tratamento.
Os principais são:
- Tomografia Linear de ATM
- Radiografia panorâmica + levantamento periapical
- Tomografia Computadorizada Cone Beam de ATM
- Ressonância Magnética
A conhecida radiografia panorâmica, associada ao levantamento periapical, fornece informações preciosas de elementos dentais com problemas, indícios de desarmonia articular (extrusões dentais por exemplo) que possa estar causando injurias as ATMs, possíveis sinusites, síndrome de egle, etc…
A Tomografia Cone Beam com sua baixa dose de radiação e imagens em 3D, trás informações que até pouco tempo eram apenas “adivinhadas” pelo cirurgião dentista que se baseava em indícios, sintomas e evidencias clinicas. Hoje podemos com precisão mostrar e mensurar a posição e distancias dos condilos mandibulares ate o seu nicho no osso temporal e respectivo espaço para o disco articular e seus ligamentos.
A analise dos contornos articulares pode explicar se já ocorreram desgastes e sua gravidade.
São feitos dois escaneamentos, um de boca aberta e outro de boca fechada. Sao oferecidas imagens Laterais (sagitais) e PA (Coronais) alem de reconstruções 3D
Uma novidade nos exames de ATM, são os softwares que podem ser solicitados junto dos arquivos da tomografia, para que o Cirurgião Dentista possa ele mesmo explorar as ATMs do paciente.
Caso se faça necessário, pode-se ainda recorrer a um estudo de ressonância magnética, que ao contrario da tomografia, mostra com propriedades os tecidos moles ( disco articular e ligamentos ).
A seguir, alguma imagens de ATM:
Reconstruções 3D do condilo (cabeça da mandibula) e cavidade glenoide:
Corte Coronal do condilo (cabeça da mandibula) e cavidade glenoide
Vista Axial com inclinação dos condilos (cabeça da mandibula)
Amostra de uma página de relatório de ATM
Sequencia de cortes Sagitais (laterais) da ATM