Felicio S. R. Zampieri
Eu mesmo já tive problemas de diminuição do tempo de trabalho e também da vida útil da bateria de meu notebook. Felizmente o produto estava na garantia e no ato da troca o técnico me deu algumas dicas que o manual não fala. Recentemente um grande fabricante soltou um boletim com mais algumas dicas. Fiz um resumo delas:
1. Desativar ou desconectar
Os dispositivos periféricos podem consumir bateria, mesmo quando não estão ativos. Portanto, remova, desative ou desligue as unidades de disco externas, os DVDs, os dispositivos USB, as placas sem fio e outros acessórios quando eles não forem necessários.
A desinstalação de programas ativados na inicialização e pouco usados no Windows® XP ou sua desativação no Windows Vista® também podem ajudar a reduzir a energia necessária para carregar ou executar o PC sempre que ele é reiniciado.
2. Reduza a luminosidade da tela
Um dos maiores devoradores de energia do notebook é a tela. A maioria dos notebooks mais modernos é equipado com sensores de luz ambiente, que escurecem a tela automaticamente quando há mais claridade. Dessa forma, você não força os olhos e ainda pode economizar o equivalente a uma hora extra de execução. Mantenha esta função ativada.
3. Administre o uso de energia
Muitos notebooks vem com um utilitário de gerenciamento de energia, neste caso siga as recomendações do fabricante.
Nas instalações normais do Windows, vá até o painel de controle, abra “opções de energia”, ali voce pode ativar e selecionar após quanto tempo de inatividadedo notebook a tela é desligada, economizando assim energia preciosa. Outros itens importantes nesta configuração, são ativar e selecionar o tempo apos o qual o micro entra em suspensão e hibernação (se a hibernação não estiver disponível voce pode ativá-la na ultima orelha desta seção).
4. Fique frio
As baterias do notebook devem ser usadas e guardadas em temperatura ambiente. Temperaturas extremas podem prejudicar a bateria, causando perda irreversível de capacidade com o tempo. Portanto, diminua a exposição da bateria a condições extremas, como luz do sol direta ou interior abafado de um carro.
5. Carregue
Você sabia que as baterias novas devem ser totalmente descarregadas e recarregadas quando utilizadas nas primeiras vezes? Esse procedimento informa a “memória” da bateria sobre o volume de carga que ela é capaz de absorver. Se a bateria não for ser usada por mais de duas semanas, remova-a do notebook.
6. Evite ficar o tempo todo com o carregador ligado.
Temos a sensação de que as baterias ficarão “preservadas” se mantivermos o carregador ligado. Pelas informações que obtive, é importante utilizar o notebook com baterias e sempre que possível pelo maior tempo tentando descarregá-la totalmente pelo menos de vez em quando, assim se evita a tal “memória” citada no item anterior. Ai sim recarregue-a totalmente.
6. Manutenção da bateria
Bateria tem uma vida útil. Mesmo com estes cuidados quando o tempo de duração começa a diminuir muito, pode significar que ela esteja com seus dias contados, fale com a assistência técnica de seu fabricante.
7. Tenha uma bateria sobressalente
Se você é um profissional ocupado com grande necessidade de mobilidade, é recomendável ter uma bateria secundária ou extra. Uma dica é em sua próxima compra ou troca da bateria verificar se ela tem quatro células (padrão) , trocar por uma de seis células é uma boa, apesar de um pouquinho mais pesada o tempo de uso deve aumentar significativamente.