Autor: Prof. Dr. Sergio Vaisman
É importante manter os níveis de cholesterol e suas frações sob um determinado equilíbrio para que haja maior proteção das paredes dos vasos sanguíneos.
A lipoproteína de alta densidade ou HDL (“bom” colesterol) atua como se fosse um caminhão de lixo eliminando impurezas gordurosas no sangue e fazendo com que o excesso de colesterol seja melhor metabolizado no fígado. Desta forma fica fácil entender o por que de se procurar manter os níveis de HDL mais elevados.
Novas pesquisas sugerem que os seguintes alimentos servem para estimular o aumento da fração HDL:
- PROTEÍNA DE SOJA- o consumo de 2 a 4 medidas diárias de cereais com soja (cerca de 26 gramas) contribui para o aumento do HDL em cerca de 5%, segundo estudos da Universidade de Minnesota;
- ÔMEGA-3 de peixes de água fria podem elevar os referidos níveis em cerca de 8% (Universidade de Guelph-Canadá);
- ÁLCOOL OCASIONAL- o consumo de 3 a 5 doses de bebidas alcoólicas por semana pode ajudar a diminuir os riscos de queda de HDL (Universidade de Boston);
- EXERCÍCIOS FÍSICOS- nada é mais eficaz no aumento desta fração do colesterol do que a prática aeróbica regular;
- ABOLIÇÃO DO FUMO- o hábito de se fumar cigarros diminui acentuadamente os valores de HDL;
- MANUTENÇÃO DE PÊSO IDEAL- homens de meia-idade que passaram a aumentar progressivamente de pêso apresentam riscos maiores de dificuldades em elevar os padrões de HDL (Harvard Medical School).
Como podemos constatar, muito mais importante do que se recorrer a medicamentos, a conscientização de hábitos saudáveis pela mudança no estilo de vida serve como o mais importante fator na manutenção dos níveis de colesterol e suas frações nos patamares desejados.