Arquivos digitais autenticados são legais

Prof. Dr. Cleber Bidegain Pereira
Especialista em Ortodontia
Autor de diversos livros e artigos

No passado, questionou-se o valor legal dos arquivos digitais pela facilidade com que se podia modificá-los. Recentemente foi instituída, em âmbito internacional, a autenticação dos arquivos digitais, o que os torna imutáveis e com validade jurídica.

Com os arquivos digitais autenticados, inverteu-se a situação. Estes agora são totalmente confiáveis, enquanto que documentos em papel são duvidosos, pois cada vez mais, podem ser adulterados e falsificados com maior facilidade.

Não há mais lugar para polêmicas. A Medida Provisória 2200-2, de 24 de agosto de 2001 instituiu, através da Instituição de Chaves Públicas –Brasil (ICP-Brasil), os meios para instituições públicas e organismos privados atuarem na validação jurídica de documentos produzidos, transmitidos ou obtidos sob a forma digital, garantindo sua autenticidade, integridade e validade jurídica.

Desta forma, apresentam-se hoje duas opções para a manutenção dos prontuários na Odontologia: 1) em papeis, que devem ser guardados por 20 anos, ou 2) em arquivos eletrônicos autenticados que podem, com facilidade, ser guardados indefinidamente.

Categorias